Follow by Email

domingo, 4 de setembro de 2011

o sacramento da crisma

CONFIRMADOS NA FÉ

Futuros continuadores da Igreja se preparando para receber o sacramento da Crisma

Cristãos batizados quer em quando ainda crianças quer em idade adulta se preparam para serem confirmados na fé. A confirmação tem sido um dos sacramentos que alguns pensam ter o diploma final na caminhada cristã. Muitos jovens são desafiados quando são interrogados seu projeto depois do sacramento da Confirmação. Na turma de crisma dos adolescentes da Paróquia Imaculada Conceição em Ipiranga, onde no dia 9 de outubro deste ano-2011 se celebrará a festa do sacramento da confirmação, discutiu-se os motivos dos quais muitos jovens os deixa fora da Igreja. Essa questão ainda será refletida até o término do ano para o ano de 2012 seja de fato um ano de graça.

Pesquisando em diversos sites  católicos encontramos a partilha abaixo para enriquecer o tema da confirmação e os elementos teológicos que recheam o sacramento.

A finalidade dos Sacramentos é para tornarmos um sinal de testemunho de vida; é para identificar-nos cada vez mais com Cristo. Não é para só sentirmos bem, pagar ou cumprir promessa.

Comumente dizemos que a Crisma no faz 'soldados de Cristo', que confirma o Batismo, Sacramento adulto que dá responsabilidade.
Uma só coisa a Igreja nos garante sobre este Sacramento. A crisma nos concede com plenitude o Espírito Santo.

Podemos dizer o seguinte: Todos os Sacramentos são Sacramentos de Cristo, mas um deles, a Eucaristia, é por excelência o Sacramento de Cristo. Assim, todos os Sacramentos são do Espírito Santo, mas um deles, a Crisma ou Confirmação, é por excelência o Sacramento do Espírito Santo.

Para melhor compreendermos o sentido do Sacramento do Crisma, devemos perguntar-nos qual é a função do Espírito Santo na Economia da salvação (plano de Deus) manifestada na História da Salvação.

Olhando para a Bílbia, descobrimos que o Espírito Santo tem uma dupla função:
1) O de dar a vida.
2) E a função de levar a vida até sua perfeição.

Pelo Batismo, o Espírito Santo nos concede a vida e pelo Crisma nos dá os seus dons para chegarmos a perfeição.

A Confirmação nos dá, pois, o Espírito Santo para levarmos até a perfeição o que recebemos no Batismo. Chegar a perfeição, segundo a vontade do Pai.
"Sede Santos, como vosso Pai do céu é Santo."

No entanto, a nossa primeira vocação é sermos santos.

Como existiu uma Páscoa e um Pentecostes na vida dos Apóstolos e dos discípulos de Cristo, há também uma Páscoa e um Pentecostes na vida da Igreja e de cada um dos seus membros.
Tudo quanto podemos dizer da Páscoa poderemos dizer também do Batismo; e tudo quanto podemos dizer de Pentecostes, poderemos atribuir à Crisma.

Convidamos a todos que entrarem nesse blog para enviarem seus filhos e filhas, irmãos e irmãs a participar na Imaculda Conceição de Ipiranga, o curso do sacramento da Crisma ou Confirmação. A todos vós que o Espírito Santos vos ilumine e vos guie na vida e na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário